sexta-feira, janeiro 09, 2009

Azevedo convoca população para o combate à dengue

Além de criar um Gabinete de Combate à Dengue, com a missão de definir estratégias e ações de combate à doença, o prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, determinou que a Secretaria Municipal de Saúde intensifique as ações nos bairros, com a realização de mutirões. Segundo o secretário de Saúde, Antônio Vieira, o trabalho começa na próxima semana, com mobilizações no São Caetano e Fátima, duas áreas densamente povoadas.

Vieira explica que o trabalho tem como foco principal a redução dos índices de infestação predial que chegam a 16%, o que considera inaceitável, pois indicam que em cada 100 habitações 16 têm focos da doença. “Estamos utilizando o apoio dos veículos de comunicação e as reuniões que participamos com os diversos segmentos da sociedade, principalmente as associações de moradores de bairros, para convocar a população a uma guerra aberta contra o mosquito da dengue.”
A participação da comunidade é vital nessa luta, porque o mosquito causador da dengue prolifera até mesmo numa pequena tampa de garrafa de refrigerante ou mesmo num pedaço de plástico com água. Os mutirões serão realizados pelos 202 agentes de combate a endemias. “Se for necessário, esse número será ampliado”, garante Vieira.
As intervenções começam na próxima terça-feira (15), com um mutirão no São Caetano. A agenda inclui também outras áreas críticas, como os bairros de Fátima, Daniel Gomes e Maria Pinheiro. “A proposta é concentrar em cada a área todos os agentes de endemias e as respectivas equipes de apoio”, diz Vieira.
O secretário lembra que o problema da dengue não é restrito ao município, nem a ação do estado ou do governo federal, mas envolve a participação de toda a comunidade. A doença também não é apenas um problema brasileiro, uma vez que anualmente 550 milhões de pessoas são infectadas em todo o mundo, gerando como consequência mais de 50 mil internamentos.
Medidas essenciais
1 - Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água.
2 - Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada.
3 - Não jogue lixo em terrenos baldios.
4 - Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo.
5 - Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje.
6 - Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda.
8 - Se for guardar pneus velhos em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva.
9 - Limpe as calhas com freqüência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água.
10 - Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com freqüência. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)