sexta-feira, janeiro 09, 2009

Cooperativas agrícolas terão capital de giro financiado

Cooperativas agrícolas terão capital de giro financiado pelo governo, afirmou o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, em anúncio proferido no inicio deste ano. O ministro garantiu que dentro de 30 dias serão liberados R$ 2 bilhões para garantir a comercialização da safra.

O ministro reconhece a necessidade de capitalizar as cooperativas e, segundo ele, isso é um consenso do governo que deliberou a equipe econômica para iniciar estudos para definir as fontes de recursos. Ele considerou que na reunião com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, dia 5 de janeiro, foi discutido medida de ajuda ao setor agropecuário e a prorrogação do prazo para os bancos operacionalizarem a conversão dos débitos dos agricultores que aderiram à renegociação da dívida rural, que venceu no fim do ano.
Também ficou definido – resultado do encontro entre os ministros – que o governo discutirá uma saída jurídica para que os agricultores renegociem as dívidas e deixem de ser considerados inadimplentes, por meio de uma resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) ou de uma medida provisória.
Processos - O ministro pondera que existem 2,8 milhões de processos de conversão de dívidas nos bancos brasileiros. Para a área Técnica de Desenvolvimento Social, o recurso será de grande importância para os agricultores inadimplentes, pois possibilitará a eles a obtenção de créditos para investimentos na agricultura. Isso servirá como um fator de desenvolvimento econômico e social. (Fonte: CNM com informações da Agência Brasil)