sexta-feira, janeiro 09, 2009

Educação de Ilhéus mostra avanços obtidos em 2008

A secretaria municipal de Educação de Ilhéus está apresentando à comunidade regional um balanço das atividades desenvolvidas no ano passado repleto de avanços importantes para o fortalecimento do setor. Além de inúmeras melhorias pedagógicas, o conjunto de conquistas também inclui incursões nas áreas institucional, de infra-estrutura e ligada à ampliação da oferta de ensino. Para o secretário Sebastião Maciel, 2008 foi um ano de muitas dificuldades, mas, sobretudo, de grandes vitórias, alcançadas sempre com o apoio e o estímulo irrestritos do prefeito Newton Lima.

Entre os avanços obtidos em 2008, Sebastião Maciel destaca a aprovação do Plano de Cargos e Salários do Magistério, uma das mais antigas lutas da Associação dos Professores Profissionais de Ilhéus (APPI). Várias unidades escolares foram reformadas ou, até mesmo, construídas, como é o caso da Escola Municipal do Basílio. Diversos projetos e programas importantes foram implantados, a exemplo do “Arte e Dança”, que atende, no momento, cerca de 1.400 crianças oriundas de 19 escolas diferentes. Também foi mantido em 2008 o Programa de Formação de Professores, esforço que privilegiou a Educação Infantil e a Educação de Jovens e Adultos.
Com recursos federais, a Secretaria de Educação conseguiu entregar a cada unidade um computador completo para aceleração, entre outras possibilidades, do censo escolar. Além dos 22 centavos por aluno repassados pela União para a merenda escolar, a Prefeitura fez em 2008 uma complementação de 13 centavos, o que trouxe mais qualidade para a alimentação oferecida nas escolas da rede municipal. Outra conquista efetivada no ano passado foi a realização de um grande concurso público com a conseqüente convocação dos aprovados, feita de forma criteriosa e transparente.
Outras ações importantes também se encontram detalhadas no balanço divulgado pela Seduc, como o amparo, através do Conselho Municipal de Educação, do sistema de creches e unidades conveniadas e a realização de seleção pública simplificada para preenchimento de vagas voltadas para as quatro primeiras séries do Ensino Fundamental. Além da celebração de convênio com universidades para a formação de professores efetivos, foi criado o Fórum Permanente de Educação. Por fim, foram estabelecidas no ano passado as normas concernentes à implantação dos ciclos de aprendizagem em 2009. Para os próximos quatro anos, alerta o secretário Sebastião Maciel, as bases de trabalho já estão postas e apontam para a necessidade de uma ampla revolução na Escola do Campo, visando à materialização de novos projetos, maior assistência pedagógica e instalações ainda melhores. Para a sede, mais segurança, internet, ampliação da rede, construção de novas creches e formação de professores.(Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)