quinta-feira, janeiro 08, 2009

Prefeitura segue com reforma no Ginásio Herval Soledade

Um dos mais valiosos patrimônios esportivos da cidade e onde foram realizados importantes campeonatos amadores de nível municipal, regional e estadual, além de servir como palco de grandes shows musicais nas décadas de 1970, o Ginásio de Esportes Herval Soledade continua em reforma geral. Construído nos últimos quatro anos da década de 1950, o espaço não recebia obras desta natureza desde que foi inaugurado. Além da reforma, que se encontra em fase de acabamento, a Prefeitura de Ilhéus amplia o ginásio com a construção de 12 salas na parte que fica embaixo das duas arquibancadas.

As salas destinam-se a abrigar as secretarias de Esporte e Cidadania e de Educação do município, tendo em vista integrar as duas pastas para a aplicação de políticas sócio-educativos voltadas ao desenvolvimento de jovens no esporte. A outra finalidade desta iniciativa visa acabar com o problema da falta de espaço para o funcionamento das secretarias, sem, com isso, acarretar despesas com o aluguel de imóveis. As salas têm acesso independente, possuem banheiros e deverão abrigar ainda ligas esportivas. Cada secretaria ocupará seis das 12 salas existentes.
A reforma do Ginásio de Esportes Herval Soledade compreende, segundo o secretário de Engenharia e Obras, Paulo Goulart, a troca total do piso, incluindo nesse processo a quadra, os banheiros e os vestiários. O “Herval Soledade” encontrava-se sem qualquer segurança para o público e para os esportistas: a estrutura metálica da cobertura ficou ameaçada pela ação do tempo e do salitre. Já foi recuperada a ferragem, através da utilização de técnicas de jateamento. A reposição da cobertura também está sendo realizada, como informou o secretário.
A antiga quadra construída em madeira estava deteriorada, o que representava perigo para atletas e árbitros. A nova é revestida em resina própria para a prática esportiva. Outros procedimentos foram adotados pela Prefeitura de Ilhéus para devolver o espaço em ótimas condições aos esportistas e comunidade. Vestiários estão passando por reforma geral, assim como a tribuna de imprensa e os banheiros dos jogadores, dos árbitros e do público.
Em função de sua complexidade, as obras do Ginásio de Esportes estão sendo realizadas com bastante cautela, isso porque a Prefeitura pretende deixar um dos maiores ícones esportivos de Ilhéus e da região sul totalmente preparado para receber público e equipes. Para ampliar o espaço da quadra, a Prefeitura optou por recuar o alambrado, realidade que vai permitir mais segurança e comodidade para os atletas. Para a entrada destes, de comissões técnicas e árbitros, está sendo construída passagem independente por uma das laterais do prédio, como exigem as especificações.
Reivindicação - Na reforma e ampliação do Ginásio de Esportes Herval Soledade destaca-se, também, a rede elétrica do prédio, que está sendo trocada para evitar curtos-circuitos e, consequentemente, possíveis incêndios. Pintura e a recolocação das placas de proteção de sol e chuva da fachada, entre outras medidas, fazem parte das obras de recuperação total do ginásio. Os serviços atendem uma antiga reivindicação da comunidade ilheense e dos esportistas. Os recursos são oriundos dos cofres do próprio município. Segundo técnicos da Secretaria de Esporte e Cidadania, a reforma representa um ato de cidadania da administração municipal, principalmente pelo fato do Ginásio ser um dos poucos espaços existentes na cidade capaz de trabalhar para o resgate e a continuação do desenvolvimento do esporte amador. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)