sexta-feira, janeiro 09, 2009

Saúde amplia número de agentes de combate à dengue

A Prefeitura de Vitória da Conquista está treinando 49 novos Agentes de Controle de Endemias. O treinamento é feito em serviço e os agentes já estão trabalhando em várias áreas do Município. Com esse esforço, a atual equipe passa a ter 102 profissionais atuando no controle da dengue. Outros 30 serão convocados nos próximos dias. Esses agentes foram aprovados em Seleção Pública realizada em junho do ano passado.

Os agentes participam de aulas práticas e teóricas, ministradas por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, na Escola Municipal Cláudio Manoel da Costa. Uma das funções dos agentes será conscientizar a sociedade sobre a responsabilidade de cada no combate ao mosquito transmissor da dengue. "Quanto mais cuidados tivermos com os nossos quintais, mais nós estaremos contribuindo para a redução da infestação do mosquito e da dengue" alerta da coordenadora do Centro de Controle de Endemias, Fabiana Cavalcante.
Cuidado permanente - Em Vitória da Conquista, as ações de combate ao mosquito transmissor da dengue são realizadas durante todo o ano. São visitas às residências, palestras educativas e mutirões de limpeza, envolvendo equipes das secretarias de Saúde e Serviços Públicos, nos bairros e em localidades da zona rural.
Em 2008, foram registrados 126 casos de dengue. Segundo as autoridades de saúde, a dengue está sob controle no Município. O índice de infestação dos domicílios pelo mosquito Aedes Aegpty fica em torno de 0,22%, ou seja, abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Vitória da Conquista)